Sites Grátis no Comunidades.net Criar uma Loja Virtual Grátis

 


Rating: 2.3/5 (6 votos)



ONLINE
1






 


Total de visitas: 942
Felicidade Pessoal

Emoções ou sentimentos que vai desde o contentamento até a alegria intensa ou júbilo. A felicidade tem, ainda, o significado de bem-estar espiritual ou paz interior. Existem diferentes abordagens ao estudo da felicidade - pela filosofia, pelas religiões ou pela psicologia. O homem sempre procurou a felicidade. Filósofos e religiosos sempre se dedicaram a definir sua natureza e que tipo de comportamento ou estilo de vida levaria à felicidade plena.

A felicidade é o que os antigos gregos chamavam de eudaimonia, um termo ainda usado em ética. Para as emoções associadas à felicidade, os filósofos preferem utilizar a palavraprazer. É difícil definir, rigorosamente, a felicidade e sua medida. Investigadores em psicologia desenvolveram diferentes métodos e instrumentos, a exemplo do Questionário da Felicidade de Oxford,[1] para medir o nível de felicidade de um indivíduo. Esses métodos levam em conta fatores físicos e psicológicos, tais como envolvimento religioso ou político, estado civil, paternidade, idade, renda etc.

 

AS CINCO FORÇAS COMO FUNDAMENTO DA FELICIDADE

As cinco forças do equilíbrio que fundamentam a felicidade são: Satisfação com os Amigos, Satisfação com a Família, Satisfação Consigo Mesmo, Satisfação com o Trabalho e Estudo e Satisfação com o Conjugue.

 

 

A força Satisfação Consigo Mesmo contempla o bem estar físico mantido através de exercício, sono, alimentação e peso adequados. Os pensamentos precisam estar  envoltos em idéias positivas, cultivados por novos conhecimentos e renovadas atitudes. A espiritualidade necessita ser cultivada através da positividade dos pensamentos, das palavras, das ações e das reações com o outro.

Satisfação com o Trabalho e o Estudo se traduz em força quando são escolhidos e praticados por uma satisfação pessoal. É lógico que eles promovem ganho financeiro que supre as necessidades básicas das pessoas, porém o valor do dinheiro pode ser melhor adequado as necessidades pessoais quando vem de um trabalho que dê satisfação pessoal e respeite o próximo.

Satisfação com a Família trata-se do primeiro celeiro de aprendizagem onde se concretizam valores de convivência, incluindo o desenvolvimento da consciência de si e dos outros.

Satisfação com o Parceiro remete a compreensão da convivência mais próxima sem consangüinidade. Os parceiros são pessoas que estão juntas porque se escolheram a partir de algum critério que adotaram. Os conflitos e brigas entre eles  desperta sentimentos pessoais de raiva, medo, ciúme, inveja e tantos outros que põem em cheque a relação, que  as vezes ela é interrompida.

Satisfação com os Amigos conduz as pessoas a sentimentos de compaixão, compreensão, resignação, ajuda, paciência, raiva, dentre outros o que reforçando a auto-estima e favorecendo o surgimento de idéias novas, revigorantes do pensamento

 

O conceito de felicidade é demasiadamente complicado. Todos os dias têm-se picos de felicidade e de tristeza, embora nem sempre isso aconteça. Em uma semana várias conquistas deixam as pessoas eufóricas e profundamente agradecidas pela vida. Há outras em que simplesmente elas apenas se trancam no quarto e deixam todo o resto da porta para fora.

Buscar o equilíbrio não é ter saldo nulo entre a soma dos bons e maus sentimentos. No equilíbrio as pessoas obtêm saldos constantemente positivos e assim atingem uma felicidade mais constante. O ser humano não esta satisfeito todo tempo a todo instante.

O equilíbrio traz a felicidade por vários motivos. Uma pessoa pode estar profundamente chateada com um acontecimento no trabalho, contudo, ao ter-se o equilíbrio, ela ainda pode se apoiar nas demais forças como, por exemplo, a família ou os amigos.

Logicamente que devemos solucionar os problemas que estão causando esses maus sentimentos e tentar moldar a situação para bons sentimentos. Mas a essência da felicidade está justamente nesse equilíbrio das forças enquanto trabalham-se os bons sentimentos em si mesmo.

Exemplificado um caso mais extremo, a pessoa está totalmente focada no trabalho no qual está tendo sérios problemas. Não tem conjugue para se relacionar. Os amigos estão demasiadamente distantes e indiferentes. E por fim, a pessoa não tem família.

 

Nesse caso o individuo está à beira de uma depressão amarga e profunda. Por mais que o individuo esteja muito satisfeito com o trabalho ele sentirá necessidade de equilibrar sua felicidade em outras áreas da vida. Pois nem tudo é só trabalho.

Portanto, depositar esforços para se sentir satisfeito em apenas uma das forças é demasiadamente perigoso. Como vimos anteriormente, todas as forças podem nos trazer deliberadamente maus e bons sentimentos.

No próximo artigo continuaremos falando de COMO LIDAR COM ESTAS FORÇAS E SEUS NÍVEIS.